Durante prestação de contas e confraternização do Consórcio Intermunicipal de Saúde Garças/Araguaia (CISGA), os secretários de Saúde de Torixoréu e de Pontal do Araguaia fizeram avaliações sobre os resultados da instituição no último ano. O evento reuniu prefeitos, gestores em saúde e colaboradores, na última sexta-feira (5), em Barra do Garças.
Magno Sousa, secretário de Saúde de Torixoréu, destacou os avanços obtidos por meio do consórcio. Segundo ele, o CISGA passou de um cenário de restrições orçamentárias para um saldo de cerca de R$ 18 milhões destinados a cirurgias, exames, consultas e procedimentos de maior complexidade.
“Foi a primeira vez que saíram as bariátricas pelo SUS aqui na nossa região. O consórcio foi muito importante e fundamental para que tudo isso acontecesse. Acho que a gestão do Thiago [prefeito de Torixoréu e presidente do consórcio] fez toda a diferença [...] ainda temos R$ 18 milhões para aplicar em diversos serviços”, afirmou Magno.
A secretária de Saúde de Pontal do Araguaia, Clenia Monteiro, também avaliou positivamente o trabalho conjunto entre os municípios. De acordo com ela, o programa Fila Zero e o apoio recebido de cidades vizinhas foram essenciais para ampliar o acesso da população local a atendimentos de saúde antes concentrados em Barra do Garças.
“Tivemos vários parceiros como o Magno de Torixoréu, por exemplo. Deu uma força muito grande para nós, que somos um município pequeno. Não temos hospitais, tínhamos o suporte de Barra do Garças. E hoje recebemos suporte de Nova Xavantina, General Carneiro e principalmente Torixoréu, que abraçou os municípios pequenos”, afirmou Clenia.
Vídeo:
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !